sábado, 1 de outubro de 2011

OS VICIADOS (Cena primeira)

CENA 1: No Supermercado, duas donas-de-casa conversam:

Teresa (séria e confidente):- Vi-ci-a-do...
Helena (muito interessada):- Em quê? Bebida? Cigarros?
Teresa:- Pior... livros de literatura!
Helena (boquiaberta e espantada):- Nossa...Nem me fale...Ele também?
Teresa:- Também, também... Dizem que foi pego com um exemplar do  Drummond, aquele poeta, no meio dos materiais de escola. Você vê, um menino tão educado, tão centrado, ninguém nem desconfiava...
Helena:- Que desgosto pra uma família, não é mesmo? E agora, o que vão fazer por ele?
Teresa:- Ouvi dizer que vão mandá-lo pra um daqueles espaços em que usam terapias alternativas pra tentar a cura... Sabe: mais horas de televisão, mais jogos de computador, mais tempo no videogame, essas coisas...
Helena:- Que terrível esse vício, não? Mesmo com todas essas outras atividades, não dá pra confiar que uma hora alguém da família não acabe sendo dominado... Fora os que tem aquelas recaídas....
Teresa:- Vire essa boca... Meu cunhado teve a tal recaída... Apareceu em casa com um livro de contos do Guimarães Rosa... Foi um Deus nos acuda: justo o Guimarães Rosa...
Helena:- Pois é. Eu também tenho estudado várias informações sobre esse vício de leitura, até pra prevenir certas coisas lá em casa... Nunca se sabe...
Teresa:-  ‘Tà certíssima. A gente tem que cuidar bem do que é nosso, em especial a família. Agora, já vou indo... Tenho que buscar meu filho numa Lan-House. Até qualquer dia.
Helena:- Tchau, amiga. Até. Também tenho que pegar minha filha no shopping. (e se beijam, em despedida).

(In: OS VICIADOS, dramédia em quadros cotidianos), de César Pavezzi).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"O direito à literatura"(fragmento)

Apresentamos, de forma objetiva, a visão de Antônio Cândido, grande historiador, analista e professor de Literatura: (...) "Chamarei de...